E tu, ainda te lembras do Clube de Vídeo?

As melhores recordações que trago dos finais da década de 80 e início da de 90 são os amigos. Ponto.
Depois há aquelas memórias mais queridas de coisas que fazíamos com esses mesmos amigos. Uma das que mais me eriça a pele é o antigo clube de vídeo que existia no centro comercial. Todos os finais da tarde depois das aulas, ou já noite dentro antes de mais um ensaio da banda, ia com o Pedro ver as novidades.
Confesso que dei pouco lucro ao negócio. Aliás, se ainda houver registos, basta procurar pelo número de sócio 699 (o cartão creio que ainda anda cá por casa) para verificar que foram poucos os movimentos feitos com tal cartão. Já o Pedro era um cliente muito mais assíduo. Eu era mais envergonhado pelo que ficava muitas vezes do lado de fora a olhar pela vitrine a variedade de fitas disponíveis. Havia preços para tudo. Os filmes normais andavam pelos 100$00 e 150$00, outros mais requisitados pelos 200$00 e as novidades mais procuradas ficavam por 250$00 por um dia. Por isso gostava de ir com o Pedro. Ele entrava pela loja dentro e pegava nas caixas dos filmes para ler as sinopses e eu lá perdia o medo e ia “à boleia”. Foi assim que ganhei cumplicidade com muitos dos filmes das fotos. Para todos os estilos, uns melhores do que outros, vi todos esses (e muitos mais), alguns muitas mais vezes do que aquelas que o comum dos mortais aguenta. Ainda nos dias de hoje é frequente a minha querida Odete sorrir quando estou a fazer zapping. Diz ela que não sabe porque ainda faço zapping se acabo sempre por deixar no canal que está a dar um filme dos anos 80. Isto cá para nós, eu acho que ela está a exagerar um bocadinho. Quando não joga o Benfica, às vezes, também vejo os Jogos sem Fronteiras, os Soldados da Fortuna ou os Três Dukes na RTP Memória. Chego mesmo a pensar que eles só passam aquilo na TV por minha causa pois mais ninguém deve ver aquilo. Mas, adiante...
Estávamos a falar do clube de vídeo. Andava no 9.º ano do liceu quando os meus pais compraram um vídeo lá para casa. Por essa altura havia apenas a RTP o que fazia com que a esmagadora maioria das pessoas tivesse apenas acesso a um canal de televisão. Ter um vídeo em casa não era para qualquer um pelo que tenho noção que fui um grande felizardo. Fiz-me nessa altura sócio do clube de vídeo e logo no meu primeiro aluguer tive um problema: aluguei o filme “Continuaram a chamar-me Trinitá” com o Bud Spencer e o Terence Hill que o meu primo Picatojo tinha aconselhado e fi-lo por uma semana. O problema é que ao devolver o filme, no computador estava apenas indicado o aluguer por um dia. Só depois de uma exaustiva explicação consegui sair sem pagar multa. Uma falha de comunicação. Perfeitamente natural. O que é certo é que eu tinha pago mais de 400$00, creio, e depois de tudo bem explicado, do outro lado do balcão houve a compreensão necessária. Acabaria por alugar apenas uma meia dúzia de filmes pois o meu pai não era muito de dar dinheiro para essas coisas. Também por isso, juntávamo-nos em grupo em casa de alguém para assistir a algum filme alugado ou que tínhamos conseguido emprestado lá no liceu. Foi assim que vi a maioria dos filmes nas fotos acima. Tenho mesmo muitas saudades dessas sessões e dessa trupe. Nesses dias julgava que seria assim para a vida inteira. Obviamente, não foi. Acho que o meu gosto pelos filmes dessa época, no fundo, é uma oportunidade que encontro para me sentir mais próximo desses amigos. Desses, ou de outros quaisquer. Creio que não haverá mal nenhum nisso. Neste aspecto, acho que fiz mais pela vida do que ela por mim. Ainda bem que na maioria das vezes não é assim.
E tu, também visitavas o clube de vídeo?

1 comentários:

Anónimo disse...

Ai que saudades...

Em Guimarães, lá ia ao sábado depois do almoço alugar dois filmes que o meu pai me pedia. Ia e vinha de autocarro e tinha de escolher dois filmes bons... como o meu pai me dizia repetidamente "que não sejam sacos". À noite quando o cansaço chegava e ele tentava forçar a ver o filme e não conseguia... pronto... este filme é um saco... boas memórias...