Os Campeões do Benfica


Hoje amanheci em Turim. O Benfica vai para a sua 10.ª final europeia. Eu, como sou um bocadinho mais novo, vou para a minha 5.ª final. Mas sei tudo sobre as finais anteriores que, por motivos óbvios, não pude assistir em tempo real. Mas isso não é razão para não me sentir bi-campeão europeu. Sou-o como se tivesse andado com o Eusébio ou o Águas nos relvados de Berna e Amesterdão. Não consigo viver o Benfica de outra forma.
A primeira final europeia de um clube português a que tive o privilégio de assistir pela tv foi no ano de 1983. O Benfica disputava na altura a sua sexta final europeia. A completar quase 7 anos, estava já habituado a ver o Benfica ganhar. Sempre. O Anderlecht acabaria por levar a melhor mas ficava a certeza de que o Benfica haveria de voltar aos grandes palcos para levar a taça que eu sentia ser sua por direito próprio. Afinal era o meu Benfica. O nosso. Meu e de muitos amigos da escola. E dos pais de muitos outros amigos. E mesmo de muitos desconhecidos que ouvia falar pela rua cujos únicos amigos em comum eram o Bento, o Pietra, o Humberto, o Chalana ou o Nené. Também por isso parecia muito injusto não termos direito a ficar com a taça no Estádio da Luz.
Entretanto venceram-se campeonatos, taças, supertaças, dobradinhas e atingiram-se outras finais europeias. A sorte voltou a não querer nada connosco. As glórias de outrora deram lugar a outras de igual estatuto. Chorei as mesmas lágrimas do Silvino, do Veloso, do Rui Águas, do Mozer, do Paneira ou do Valdo.
Mas o pior ainda estava para vir. O clube que me tinha habituado a ver ganhar mais do que qualquer outro entrou em crise. Trocou os grandes palcos por exibições medianas. Em lugar de chorar abraçado a grandes nomes fi-lo, durante alguns anos a fio, abraçado a nomes cujo apelido é até difícil de pronunciar. Mas sempre acreditei que o meu Benfica era aquele de 83, ou 88 e 90. E não o outro que andou perdido durante alguns anos. Mas regressou. Ainda a tempo de me trazer outras finais europeias e muitas vitórias. E de me fazer chorar de alegria, agora ao lado do Gaitan, do Luisão, do Lima e do Garay.
Hoje amanheci em Turim, já disse?! Mesmo sem sair de Rossas. Para que o ambiente fosse perfeito fui buscar aquela cassete dos “Campeões do Benfica” que a minha mãe me deu como prenda de anos em 1987 depois de teres conquistado aquela fantástica dobradinha. Ainda sei as letras de cor.
É a tua 10.ª final europeia Benfica. A minha 5.ª. Vê lá se trazes hoje a taça para nossa casa que eu prometo arranjar por cá um espaço para ela. Faz isso por nós. Por mim. É que gostava muito de chorar abraçado ao meu irmão. E hoje até parece estar um bom dia para isso…

5 comentários:

Anónimo disse...

Hoje é o dia, Miguel ;) Mesmo sendo Portista tenho esse feeling e logo espero que ganhem. Francisco Costa

Unknown disse...

Olá Miguel Brandão! Ando à procura dessa famosa cassete, também tive, mas desapareceu..lol as músicas são muito engrçadas, consegue me arranjar uma cópia, please! Obrigada!

Miguel Brandão disse...

Cara Edite.Tenho isso gravado no computador.
Deixe um endereço de e-mail pr o qual eu possa enviar as músicas e eu terei todo o gosto em enviar.
Abraço.

Miguel Brandão

Unknown disse...

Muito Obrigado. mande para o meu mail.

edite.ildefonso@hotmail.com.
Estou ansiosa por receber.

Saudações Gloriosas.

Unknown disse...

Olá!

Continuo à espera!

Não se esqueça!