Bud Spencer e as eleições presidenciais de 1991

1991 foi um ano de eleições presidenciais. Eram ainda apenas dois os canais de televisão que se podiam ver em casa. Isto para os mais sortudos pois lá em casa só se apanhava o primeiro canal. Nessa altura, felizmente, já a cores. Mas foram alguns os anos em que as únicas cores dadas a ver eram o preto e o branco. A TV tinha uma importância muito maior da que tem hoje e eram comuns os serões em família em frente à TV. Hoje tudo está mais disperso embora à distância de um clique, com tudo o que a internet tem de bom e de mau. 
Naquele tempo muitos dos melhores momentos passados com amigos aconteciam em frente à TV a ver algum filme trazido do clube de vídeo. Os da minha geração certamente perceberão melhor o que tento dizer.
Em 1991 eu tinha já o meu vídeo em casa e o Bud Spencer e o Trinitá estavam ainda em grande. Mesmo que ainda não tivessem chegado lá a casa. "Um dia a casa vem abaixo", os "Indiana Jones", os "Karate Kid" ou as "Academias de Polícia" iam colhendo as preferências. Até que chegaram as eleições presidenciais. No recinto da antiga escola primária esse dia era sempre feito de reencontros. Conversava-se ainda mais que nos outros dias. E, sejamos honestos: nessa altura o Picatojo ainda estava em grande forma. Era a pessoa mais engraçada que eu conhecia. Os pormenores cómicos com que contava todas as suas aventuras eram capazes de fazer inveja aos melhores realizadores de Hollywood. Foi nesse dia, em amena cavaqueira, junto à entrada para a sala "da minha mãe" que contou a célebre cena do filme "Continuaram a chamar-me Trinitá" que vos deixo abaixo. Hilariante. Todos os pormenores, todas as falas, todas as deixas, tudo foi contado com uma graça tal que ainda hoje esboço um sorriso ao lembrar a cara do Picatojo nesse dia.
Haveria de ser esse o primeiro filme que aluguei em meu nome no clube de vídeo e que me fez rir perdidamente vezes sem conta. Convenhamos que naquela idade não éramos tão exigentes em relação ao riso. Era fácil fazer-nos rir. E o Bud Spencer sabia fazê-lo tão bem...
No dia em que deveria entregar o filme no clube de vídeo, estava com o Pedro junto ao campo do parque e deixei cair a cassete ao chão tendo a caixa ficado um pouco estalada. As engenhocas que tive de fazer para que no clube de vídeo ninguém desse conta...
Sabes Bud, com este episódio, durante anos, fizeste-me lembrar o Pedro nos meus dias mais melancólicos. Entretanto as coisas foram mudando, não sei se te deste conta. De tal forma que há tempos, ao ver o Pedro ao longe, entretido nas minhas solitárias divagações, me lembrei de ti. A vida corre agora maioritariamente no sentido inverso. Parece que cheguei já àquela idade em que a vida pára de nos dar coisas para começar a tirá-las... Mas ainda me fazes lembrar o Picatojo, aquilo que ele realmente é e que esses dias são o testemunho do que há-de ficar para a História. Fazes-me lembrar todas as outras histórias que ele contou nesse dia. Por isso não rio sozinho. Hoje, rio contigo.
Obrigado.


0 comentários: