Hoje lembrei-me de ti.
Acontece-me frequentemente voltar a ter amigos de outrora quando vasculho coisas antigas que andam cá por casa. Deus foi particularmente atencioso com a humanidade quando lhe deu a oportunidade de ter momentos assim: a ilusão de que o passado afinal pode estar aqui, bem presente.
Pelas mãos passa-me o guia da Eucaristia de Final de Curso dos Alunos de Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria que se realizou na Sé Catedral do Porto no dia 26 de Julho de 1997. Ao virar as folhas uma a uma encontro outras tantas memórias estampadas em cada página. Como se as coisas ainda acontecessem e o tempo não passasse.
De repente deu uma vontade de voltar a falar contigo; de voltar à nossa sala de aula e ver-te na mesa ao lado nas tuas brincadeiras com a Susana apenas superadas por aquelas que eu fazia com o Nepinhas. Apetecia voltar a fazer todo o caminho até àquele festival no Palácio de Cristal de tão boa memória onde "participámos" com os melhores amigos que alguma vez tive até aos dias de hoje. E muitas outras boas lembranças que hoje não quero partilhar.
Recordo o dia em que me pediste para ser o organista da "tua" missa de finalistas. Aceitei desde a primeira hora embora não me achasse capaz de o fazer em plena Sé do Porto. Foram vários os ensaios nessa mesma cidade onde ia propositadamente desde Arouca nos autocarros da Calçada. Lembro-me de teres andado atrás do Padre Ferreira dos Santos para que desse autorização para que eu utilizasse o órgão de tubos da Sé. Hoje, estou certo, teria sido muito melhor. Estou bastante mais capaz musicalmente. Mesmo assim, o resultado acabou por ser satisfatório. E o tempo passou...
O livro na minha mão diz que essas terão sido as nossas últimas conversas. Foste, muito provavelmente, a última grande amiga que eu tive. Obrigado por isso.
Talvez num outro dia volte por aqui com algumas das nossas memórias. Hoje continuo sozinho. Um abraço do tamanho do mundo.
0 comentários:
Enviar um comentário