12 de Março de 2009, ou o dia em que a Terra parou…

“Deus criou o homem à Sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher.” Gn 2, 27

Olá Rita.
Não posso contar-te toda a tua História desde o princípio. E não posso contar-ta porque não consigo. Porque ainda estou também a descobri-la. A maravilhar-me a cada nova revelação. O mais próximo das tuas raízes que consigo chegar e partilhar contigo é dizer-te que acredito, do fundo do meu coração que, desde o princípio dos tempos, Deus te sonhou com todo o Amor que possas imaginar. O mesmo Amor com que nesse mesmo momento em que te sonhou, terá também sonhado a mim, à tua mãe, aos teus avós e a toda a humanidade. Muitos dos passos seguintes da tua História, irás ser tu, um dia mais tarde a descobrir. Espero que te deixes surpreender e maravilhar, de uma forma mais plena e mais sábia daquela que tenho sido capaz. É assim que te sonho feliz. Mas, avancemos agora um pouco no tempo…
Lembro-me muito bem das primeiras palavras que me dispensaste. Diziam simplesmente “Parabéns papá” e estavam escritas na barriga da tua mãe. Foi esta a forma original que a tua mãe encontrou para me dizer que Deus também tinha sonhado connosco. E a vida começou a mudar. Começou a ser diferente. Mais saborosa. A preparar tudo para ti. Sei que, ao contrário da tua mãe, esta é a primeira vez, em termos “palpáveis”, que te escrevo. Mas tu sabes o muito que tenho falado contigo ao longo destes tempos. O que já me ri e chorei contigo, mesmo antes de te conhecer as feições. Ainda que tenhas tentado dar-te um pouco a conhecer quando empurravas com mais força os pés e as mãos contra a barriga da tua mãe e eu podia assim também sentir-te de uma forma mais nítida.
Agora nasceste. Depois de tanto tempo, esperei ainda mais uma noite inteira, acordado, pela tua chegada. Apareceste pouco antes das 10h da manhã. Ao saíres do bloco operatório, a enfermeira virou-te para mim e tu, como que pressentindo a minha presença, abriste os olhos e mexeste os bracinhos pequeninos. Foi aí que me surgiu a imagem de Deus a sonhar connosco. Não me perguntes porquê, mas não consigo vê-lo de outra forma.
Depois foi tudo aquilo que tu já sabes, pois já estás do lado de cá da vida. Os beijos que te dei, as vezes que te peguei ao colo, o ver-te dormir ou a mamar a chupeta, até a primeira fralda toda suja que tive o privilégio de trocar, o fazeres brotar todo este Amor que tenho para te dar…
Ainda bem que resolveste aparecer. Precisava de ti na minha vida. Muito. Dou conta, agora, como ainda há tantos e tantos vazios por preencher.
Foram, e ainda são, muitas as vezes que te imaginei a correr, a rir, a tocar piano, a descobrires os teus gostos musicais, a aprenderes a tocar instrumentos de que eu nunca fui capaz, a cantares comigo, a ires ao estádio da Luz comigo e com a tua mãe, a andares de bicicleta, a aprenderes a falar, a caminhar, sei lá… Mas, não sei porquê, há um momento que imagino mais do que todos esses… Imagino-te maior, com os teus 18, 19 ou 20 anos, e imagino-te a caminhar comigo e com a tua mãe a passear no campo por trás de nossa casa. Apenas isso. A passear e a conversar. Como quem não tem nada para fazer. Não sei mesmo porquê. Talvez seja porque acredito que vais continuar a gostar muito de nós mesmo quando cresceres. Porque mesmo com todas as falhas que irei ter, eu sei que quem ama como eu te amo, nunca te pode desiludir. É impossível.
Por agora, enquanto não chega a hora de mais uma visita, deixa-me apenas fechar os olhos para te tornar a ter a dormir no meu colo. Não me perguntes como mas posso garantir-te que nessa altura a Terra parou.
Um beijinho para ti e outro para a mamã, as duas meninas dos meus olhos.
Até já.

Miguel

17 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Rita. Tu não me conheces, ainda, mas quero que saibas que eu acho que tens, provavelmente, os pais mais fantásticos do mundo. Cresce com calma, para saberes onde fica o dó, o ré e o mi. Tem cuidado com a Anita, porque aquilo é uma guinchadeira «iiihh, iiiihhh». Não a imites. Segue o teu destino com os teus pais sempre pela mão. E vais ver que não te vais arrepender. Entretanto, estamos por aí, para tocar umas músicas. Cuida-te.

Anónimo disse...

Olá priminha,
Finalmente uma linda flor nasceu ao sonho de uma musica de amor.
Desejo que sejas muito feliz nesse ninho de amor em que nasceste.
Parabéns aos papás e um beijinho muito grande da tua priminha
Zezinha

Elisabete Soares disse...

Olá Ritinha. Ainda não consegues perceber isso, mas desde já te digo que és um ser afortunado! Um dia irás compreender a sorte que tiveste, em nascer de uns Pais Maravilhosos como os teus, e cresceres numa família tão linda como a tua. Desde há algum tempo que tenho acompanhado a ansiedade do teu Pai em conhecer-te. Comentários como " a cachopa não se decide a sair" :), que me faziam dar uma grande gargalhada! Agora estás aqui! Finalmente te decidiste a "sair" e a dar-te a conhecer! Desejo do coração que sejas muito feliz, porque os teus Pais já são felizes, pelos simples facto de EXISTIRES! Como o Ivo diz no seu comentário, ela estará por aí para tocar umas músicas contigo... quanto a mim, se precisares de alguém para os coros, avisa :). Beijinhos, Ritinha Linda.

Anónimo disse...

Olá recém nascida Rita e recém papás Miguel e Odete. Não viemos de avião nem mesmo de papel, mas cá estamos para deixar uma mensagem de felicitação e de ternura para os que já cá estavam e para ti em especial que acabas-te de chegar. muitas felicidades e muitos miminhos. Primo vitor e Marta

António Brandão de Pinho disse...

É com alegria que tomo conhecimento do desabrochar desta pequena flor, a antecipar a Primavera do Miguel e da Odete, aos quais envio um abraço e um beijinho muito sincero e de desejo as maiores e melhores felicidades.
Bem-vinda Rita!

Anónimo disse...

Rita,
somos mais dois dos primos e amigos dos teus pais. Vais ter tempo de nos conhecer..., não te apresses...., vem devagar que isto aqui passa mt depressa, e a calmaria a que vens habituada.... aqui não existe, mas existem muitas outras coisas que fazem com que valha a pena esta viagem.
Estamos aqui para te ajudar a ultrapassar todas as dificuldades.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá prima Ritinha, benvinda!!!! também eu estava à tua espera para poder brincar contigo.

Tenho a certeza que vais ser muito feliz, porque os teus pais são duas pessoas muito lindas e que te amam muito. Vais crescer num contexto de amor e isso é o melhor que nos pode acontecer... posso te falar porque já tenho uma larga experiência de 8 meses.eh! eh! eh!

O amor dos teus pais um pelo outro tem um rosto: és tu ... e é lindo!!!

Estou à tua espera para brincarmos ok?

ah! os meus papás (teus tios) mandam-te um beijinho muito grande...

beijinhos

sara disse...

" Deus quis, o Homem sonha, a Obra nasce"... e que linda "obra de arte" a minha sobrinha pequenina!
Muito bom poder segurar-te no meu colinho, Rita, e ver-te olhar para mim, com esses olhinhos pequeninos... e deste-me o teu primeiro "abraço"!!!Que giro...
Muito bom também ver o brilho dos olhos dos teus papás babados!!!
Espero sempre poder continuar a acompanhar-te de perto e ver-te crescer, linda e feliz...
Parabéns Odete e Miguel por este "pequeno tesouro"!
Felicidades Rita e um grande xi coração aos três, com muito carinho. Sara

Anawîm disse...

Olá Rita!...

Que privilégio gigante estás a dar aos teus papás, nascendo!...

E que privilégio tens tu de seres tão bonita, tal como são bonitos os Corações que são muito amados. É mesmo o que mais nos faz gente, ter a capacidade de acolher o amor... quem faz isso melhor que uma criança?

Dou-te um abraço enorme, do teu tamanho, e olha, Ritinha, desculpa o meu "à vontade" mas, és uma notícia tão boa que lá do meu "cantinho" já te "linkei" para aqui. eheh...
Dá um sorriso aos teus papás por mim e sê muito feliz!

Anónimo disse...

Olá Ritinha!Deste lado, quem te fala é outra Rita! É que neste mundo ao qual acabaste de chegar, vais encontrar muitas "Ritas", só que cada uma delas é apenas igual a si própria! Assim como tu és e serás sempre única! Sê muito bem vinda a este mundo, onde nem sempre tudo é cor de rosa, mas cabe a cada um de nós colori-lo! Por isso, marca a tua presença e pinta-o o mais possivel...
Um beijinho aos teus papás!
Rita Gomes

Anónimo disse...

Que menina tão linda! mais uma!eheheh
Abraço-te Rita, assim como aos teus papás e estou muito feliz; por ti, por eles e por nós que já te amávamos mesmo sem termos visto o teu rosto! Afinal ainda há noticias BOAS...............
Que bom!Que bom!
Maria

Anónimo disse...

Olá Rita. Desejo-te um berço recheado de alegria e felicidade. Muita saúde também, para não consumires os teus papás, que estão felicíssimos e a quem dedico os parabéns.

Anónimo disse...

Um beijinho para a Rita e os meus sinceros parabéns aos papás por este momento de enorme felicidade.

Anónimo disse...

Miguel parabens ja es pai e a tua filha e bonita.



desejamos felicidades para voces todos!

Irmaos da Fatita

TeresaV. & RicardoA. disse...

Oh Ritinha :)

Que menina tão linda que tu és!
Ainda te estamos a imaginar aqui no nosso colinho com aquelas mãozinhas a desenhar aqueles movimentos tão delicados...
Sabes, Ritinha, tu és uma privilegiada... por teres uns papás também tão bonitos e com um coração enorme... e que te amam tanto...

Olha... recebe um beijinho muito meiguinho aqui dos tios Teresa&Ricardo

sara disse...

... então e este avião???... não volta a aterrar?... :)... continuo à espera no próximo aeroporto... :)

caminhante disse...

Que lindo :D
É a minha primeira visita e fiquei a gostar do teu blog .. vou voltar ! Sempre a música nas nossas vidas. Companhia de horas doces e amargas...
Espero que a Rita tenha sempre que a faça saber encontrar o fá e o sol o ré e o mi e ser feliz acima de tudo.