Falar dos salões de jogos arcade é falar, sobretudo, dos anos 80.
Para mim é quase sinónimo de Out Run, Tetris, Double Dragon, Pinball Action ou Chase HQ.
Quando conseguia "escapar" à vigilância da minha mãe era quase sempre num destes jogos que me refugiava. Mas há outros, muitos outros, que também ocuparam bastante do meu precioso tempo: Outzone, Cabal, Toki, Sega Rally, Metal Slug ou Daytona são bons exemplos disso. E eu sinto muita saudade. Sobretudo desse ambiente. De percorrer alguns salões procurando encontrar jogos novos na esperança que existisse uma posterior conversão para o Commodore Amiga. Felizmente muitos desses clássicos acabaram por ter uma conversão para essa máquina de sonho e, embora pareça uma enorme contradição, pude desfrutar momentos únicos vezes sem conta.
Quando entrei para a faculdade, em meados dos anos 90, os salões arcade ainda se encontravam com facilidade. Mas começaram por essa altura a entrar em declínio. Por coincidência, comecei aí também uma fase da minha vida que acabaria por me fazer um homem "solitário". Muitas das vezes, encontrei refúgio num salão arcade perto da Avenida dos Aliados onde Puzzle Bobble, Virtua Tennis e, sobretudo, Outzone eram a companhia que me ia faltando durante o passar dos dias.
Os salões arcade acabariam por "desaparecer".
Claro que há sempre emuladores como o M.A.M.E. que nos possibilitam reviver tudo isso aqui no pc. Embora ajude bastante, não é bem a mesma coisa. Enfim... Restam as memórias que valem ouro.
Há pouco mais de três anos atrás tive a feliz oportunidade de reviver um bocadinho a magia desses ambientes. Felizmente consegui "eternizar" esse momento com a foto que hoje vos deixo. Bem sei que muito provavelmente não estás familiarizado com este meu mundo e estas palavras pouco ou nada te interessam. Mas se és aquela excepção à qual pelo menos alguns destes nomes te soam familiares, então talvez tenhas reparado que no volante está aquele "M" característico que simboliza a Midway (responsável por Mortal Kombat, por exemplo) e que estava nessa altura a jogar um clássico da série Cruis'n. Não é fantástico poder partilhar estas coisas?!!!
Um grande abraço.
8 comentários:
ola miguel :P
li o teu testemunho e pus-me a recordar os tempos que fui para vila estudar e as minhas visitas a Stop.
Para mim aquilo era um mundo a que nao estava habituado e era uma febre sem igual as maquinas de jogos. com os tempos esta quase tudo desaparecido... mas tb ja passei bons tempos em casas de jogos.
Lembro-me ainda a nao muitotempo eramos prai 6 no shoping a jogar daytona usa lol
cumprimentos
Obrigado pelas palavras Paulo.
É bom recebermos algum "feedback" desse lado.
Ontem, no fim de escrever o texto ainda estive aqui um pouco no pc a matar algumas saudades através do MAME. Não é a mesma coisa mas, em noites como as de ontem, é um grande ajuda.
Grande abraço e não te esqueças de fazer a equipa para a champions...
LOL, e tu tinhas tempo para jogar isso tudo?! Também gastei umas moeditas valentes, mas só no Pinball Action e no Puzzle Bobble. Eram os meus preferidos. A seguir vinham as máquinas de Flippers, que ainda hoje gosto e até penso adquirir uma lá para casa.
Um abraço.
"STOP"
Pinball Action é dos que mais rola aqui por casa no pc através de emulador. E nem precisas instalar no pc nem nada. Se quiseres arranjo-te isso.
Flippers?!! Uma excelente escolha meu caro. Realmente viciante...
Grande abraço e obrigado pela tua partilha!
ola miguel....
sem duvidas algumas jogos de arcade do melhor... não tivesse o meu pai maquinas desde finais de oitenta... joguei tantos jogos que nem me lembro de grande parte dos nomes do jogos´... Tetris, Double Dragon, Pinball Action, Sega Rally, Metal Slug, Daytona, super pang, flipers tipo mundial 90, corsário a sério se me lembrasse de metade dos jogos que cheguei ao fim estava aqui o dia todo... claro porque eu tinha a vantagem de puder jogar de graça nas maquinas do sr Fernando Tavares:) e claro o refugio do pessoal em arouca era o stop tardes e tardes passei com o pessoal a jogar... mas isso tudo acabou... fico triste quando vou até á ofina e vejo montes de maquinas arrumadas nas quais diverti me imenso mas tudo tem o seu tempo agora computadores e tal dominam esse mercado....
boa lembrança fez me recordar os tempos de miudo mais pequeno;)
lol..
forte abraço
Amigo Nando...
É bom sabermos que não somos os únicos a ter saudades destas coisas...
Como sabes não tenho por hábito frequentar discotecas pelo que, ao contrário de vocês, não foi na STOP que passei o meu tempo.
Eu era mesmo nas festas da Banda por esse país fora ou então, aos sábados, em S. J. da Madeira nos intervalos das aulas de piano. Lembro-me bem de um certo salão no Centro Comercial América (xD) onde me lembro de jogar Toki (o jogo do macaquito), por exemplo...
Tu realmente eras um sortudo...
Mas ainda não perdi a esperança de um dia, quando a minha garagem estiver arranjada, colocar lá uma daquelas máquinas com vários jogos... Há alguns fanáticos que conseguem pôr todo o catálogo do emulador MAME a correr numa única máquina. Quem sabe?
Resta acrescentar, por exemplo, jogos como Operation Wolf, Arkanoid e Super Hang-on...
Claro que há muitos mais mas estou a falar apenas daqueles que tive oportunidade de jogar...
Grande abraço Nando e obrigado pelas tuas lembranças...
Aí o centro comercial America...Só me chateava o momento onde aparecia "insert coin" e ja não podia gastar mais pq o resto era para a camioneta...lol
E Street Fighter? Mais tarde Virtual tenis..:) Enfim, bons tempos...
Obrigado por nos recordares.
Abraço
Hugo
O Virtua Tennis ainda rolou aqui ontem na Dreamcast. E o Street Fighter é já um clássico muito antiguinho com inúmeras seguelas =D
Bons tempos, sem dúvida!
E ter que deixar algum dinheiro para a camioneta é que era mesmo tramado...
Enviar um comentário