Futebol Clube de Arouca

Confesso que nunca fui dos adeptos mais fervorosos do Futebol Clube de Arouca. Sofro com as derrotas e vibro com as vitórias, mas não sou daqueles que marca uma presença assídua no estádio para apoiar a equipa.
As minhas primeiras memórias de adepto vêm do tempo da escola primária onde, às sextas-feiras seguia atentamente a secção de desporto do saudoso jornal "A Defesa de Arouca". Por essa altura o FC Arouca ia alternando entre a primeira e a segunda divisão distrital e brilhavam nomes como Zé António, Zequinha e, sobretudo, Rogério que apontava muitos dos golos da equipa. Passei a seguir um pouco mais atentamente quando o meu irmão passou a jogar nos juniores onde me recordo muito bem de ter defrontado o Lamas e o Espinho, por exemplo. Infelizmente, naquela altura, muitas das vezes, primeiro jogavam os nomes e só depois (e se ainda houvesse lugar) é que jogavam os bons. Felizmente a mentalidade foi mudando com o passar do tempo.
Ainda cheguei a ver alguns jogos no antigo Campo Afonso Pinto de Magalhães. Recordo, em particular, um pequeno derby com o Mosteirô onde foram expulsos vários jogadores da equipa visitante e o jogo acabou antes do tempo. Eu ia a poucos jogos mas acertava naqueles em que marcava presença... Eheheh! Lembro-me também de outro derby com o Alvarenga em que ganhámos por 1-0 mas ainda vi o "Francês" atirar uma bola à trave com a camisola do Alvarenga vestida. Bons tempos, sem dúvida.
Até que o FC Arouca começou a crescer. Primeiro foram as subidas à terceira divisão nacional que tive oportunidade de acompanhar mais de perto ao serviço da Banda Musical de Arouca. Até que chegámos este ano à segunda liga mais importante do país. Notável.
É este ano que vou ter de encontrar um bocadinho de tempo para ir ao estádio ver alguns jogos. Até porque agora há adversários com nomes bem sonantes...
Até lá, vou conservando a memória do último jogo que tive oportunidade de assistir ao vivo: a memorável vitória contra o Marítimo para a Taça de Portugal. Ainda guardo aqui o cachecol desse dia... Eheheh!
Enquanto isso, resta-me consolar com fotos como aquela que hoje vos deixo. Podem não corresponder muito ao futebol jogado dentro das quatro linhas, mas que tornam este fantástico desporto bastante mais apetecível, disso não tenho quaisquer dúvidas.
Um enorme abraço e força FC Arouca.

0 comentários: