As mascotes dos Mundiais de Futebol

Embora me recorde perfeitamente da caderneta de cromos do Argentina 78 , é o Espanha 82 o primeiro Mundial de Futebol que me recordo de seguir pela televisão. É com enorme nostalgia que olho para a figura do Naranjito e me transporto para o velho banquito pequenino onde me sentava a ver o programa diário de antevisão do Mundial e onde o Naranjito era a personagem principal. Juntamente com os amigos Citrónio, Clementina e Imarchi (incrível como ainda me lembro de todos os nomes) lá tentavam impedir que o malvado Zruspa conseguisse ser bem sucedido no seu plano maquiavélico de roubar a bola de futebol com que se jogaria o Campeonato do Mundo. Eram momentos únicos...
Dos jogos da primeira fase lembro-me vagamente de estar a assitir a um jogo dos Camarões (que faziam a sua estreia em Campeonatos do Mundo) e de ter ficado impressionado com os fortes pontapés do seu guarda-redes... Chegavam de uma baliza à outra...
Lembro-me da meia-final dramática entre a França e a Alemanha e da cara do Tardelli a festejar aquele golo decisivo na final com a Alemanha... Mas o que está mais vivo na memória é aquele jogo que ainda ontem a sportv teve a feliz ideia de recordar: Itália-Brasil. Lembro-me de ter chorado no final com a derrota do Brasil por 3-2. Sem dúvida, um dos grandes jogos da história dos mundiais e que acabaria por trazer para a eternidade o nome de Paolo Rossi, autor dos 3 golos desse jogo e que viria a sagrar-se o melhor marcador desse mundial.
Foi óptimo, ontem, estar ligado com a sportv. O Espanha 82 juntamente com o México 86 e, embora um pouco menos, com o EUA 94 são, ainda hoje, os mundiais que mais gostei de assistir.
E era apenas este pequeno desabafo que tinha reservado para hoje.
Um grande abraço.

1 comentários:

Anónimo disse...

Boas! sinceramente o primeiro mundial que me lembro de ver foi nos EUA 94...desde aí não falhei nenhum mundial, mas não acho que nenhum me tenha marcado de forma especial!
Lembro-me no ultimo Mundial em 2006 ir ver pela 1ª vez o jogo contra a Alemanha num local publico com muita gente, nos Aliados e sentir aquela "festa" do futebol e sobretudo a desilusão de centenas de espectadores pela derrota foi algo que me marcou (mas sinceramente já estava há espera)...mas foi uma boa experiência!

Até agora o que mais me marcou foi Portugal perder a oportunidade de ouro de ser campeão europeu em 2004! tive a felicidade de estar no Porto e sentir de perto a atmosfera do Mundial...e isso sim foi uma experiência fantástica!!!!!!!!!!!!!!!!

Para não fugir há tua temática acho que a nível de Mundiais viverei a melhor experiência em 2018 ou 2022 quando o mundial estiver na península ibérica e talvez eu a viva como treinador!!!!!!!!!!!!!!!:P:P:P:P:P

LUME

BwT_Rossas