Portugal - Marrocos e a minha 4.ª classe

 


Hoje, às 15h00, Portugal e Marrocos encontram-se no Campeonato do Mundo de futebol para decidir quem irá jogar as meias-finais. Assim que este encontro ficou decidido, assaltou-me uma memória de infância que partilhei com o meu pai. Na verdade, a primeira vez que me recordo de um Portugal - Marrocos corria o ano de 1986 e tratava-se de um encontro decisivo para a passagem da fase de grupos do Mundial de 1986 realizado no México. Nessa altura era apenas a segunda participação de Portugal num torneio tão importante, mas, como hoje, Portugal era favorito. Mesmo assim, acabaria por ser eliminado depois de uma inesperada derrota por 3-1, nada valendo o tento apontado pelo Diamantino, um dos meus ídolos de infância.
Mas não é esta a memória que quero partilhar convosco. O que vos queria dizer é que em 1986 eu andava pela 4.ª classe e o meu professor da escola primária era precisamente o meu pai. No dia seguinte à derrota de Portugal com Marrocos, o meu pai escreveu no quadro o título de uma composição para todos os alunos fazerem. E ao voltar para a secretária vinha com um sorriso muito particular (e que me é muito familiar) estampado no rosto. O título era: "Portugal-Marrocos".
Há dias, ao contar este episódio ao meu pai ele já não se recordava. Eu disse-lhe que ia procurar os meus cadernos da escola primária pois tinha a certeza absoluta de tal memória. Pois bem, é a foto dessa composição, do meu caderno de 1986, que hoje vos deixo. Até eu estava bastante curioso para perceber o que tinha escrito. Quando levei o caderno ao meu pai ele ficou admirado por eu ainda ter na minha posse, em forma escrita, tão doces lembranças. E sorriu enquanto eu lhe ia lendo a minha composição. Acabei por não lhe dizer, mas enquanto procurava o caderno sem saber ainda se seria bem sucedido (apenas na questão de encontrar o caderno, porque a memória, para mim, era bastante clara) só me assaltava um pensamento que repetia para mim vezes sem conta: "quase que podia jurar que a composição foi escrita numa quinta-feira". Escusam confirmar. Eu próprio já o fiz. Sim, foi numa quinta-feira.
Um dia ainda hei-de perceber como é que o meu cérebro arquiva estas memórias de infância tão boas. Ainda bem que o faz.
Aqui fica o texto. Não vale rir.
Se quiserem ver com a minha caligrafia original basta clicar na imagem.
E boa sorte a todos para o jogo de hoje, às 15h00.


Redacção
Portugal-Marrocos

Portugal -1- Marrocos - 3 -.
Quem marcou o golo de Portugal foi Diamantino. Portugal teve dois penaltys roubados. Havia um jogador muito perigoso do Marrocos que se chamava Bouderbala. O número 17 do Marrocos marcou os dois primeiros golos e o número 9 marcou o terceiro. Eu acho que o Sousa foi o que jogou melhor na equipa Portuguesa. Adeus Mundial 86.
Rossas, 12 de junho de 1986
Rui Miguel Soares Brandão

0 comentários: