Memórias ao sabor dos Sons da Praça e da Ala dos Namorados

Os sons voltaram à praça no dia 2 de agosto. Desta vez com a Ala dos Namorados em cartaz. Sair de casa para um concerto desta envergadura tem de obedecer a alguns pré-requisitos: com três filhos pequenos há uma lista interminável de problemas que têm de ser antecipados para irem pré-resolvidos. Foi assim que saímos de casa. Pelo caminho levei memórias de um tempo de primeira universidade onde fiz a travessia do mar de amigos até à solidão. Uma ponte muito ténue, diga-se. A Ala dos Namorados ajuda a trazer algumas das boas memórias desses dias. Havia uma canção que ouvia vezes sem conta na extinta Roma Megastore pela voz do Nuno Guerreiro. Ficava completamente embriagado pelo timbre e pelo acompanhamento ao piano que mais parecia sair de um qualquer génio inimitável, como aqueles que ouvi falar nas aulas de História da Música. De Rossas até ao centro da vila transportei essa secreta vontade de, por momentos, voltar a esses dias ao som dessa música. 
Sentámo-nos nos degraus da praça. Confessei o meu segredo à Odete com as palavras: Só espero que cantem “Ao Sul”. Haveria de ser a canção que abriu o espetáculo. O que poderia desejar mais para quem pedia tão pouco? Uma noite de muitas memórias e, sobretudo, muita admiração. Sejamos francos: a Ala vive muito à custa do talento do Manuel Paulo que me conseguiu prender toda a atenção durante todo o concerto. 
Obrigado Ala e obrigado Banda Musical de Arouca pelo ótimo serão. 
Pelo meio ficou aquele orgulho secreto de quem ouviu sons saídos de arranjos que tiveram a minha humilde contribuição. Por isso as “Águas Furtadas”, por exemplo, pareceram ainda mais bonitas. 
Desculpa Pedro não ter marcado presença no jantar. A minha vida é um caos. O Variações bem insiste em dizer-me ao ouvido: “muda de vida”... 
No dia seguinte tudo voltou ao normal. Ou quase tudo... É que as notas do Manuel Paulo foram uma presença constante na minha cabeça. É bom sinal. 
Até para o ano se Deus quiser, se possível, novamente na companhia de toda a família.

0 comentários: